quinta-feira, 11 de abril de 2013

Cheklist

Érima de Andrade

Checando o que precisa ser mudado

Às vezes você pode sentir que alguma coisa não vai bem consigo, e, mesmo assim, não saber o que é. É preciso descobrir. Só é possível decidir como, e para onde mudar, se você souber primeiro onde está. Qualquer coisa, física ou emocional, que você queira modificar, o primeiro passo para a mudança é a consciência.

Então, se você não consegue localizar o seu desconforto, que tal fazer um cheklist de todos os seus aspectos?

Observe tudo o que lhe rodeia e faça sua lista tomando consciência de todas as emoções e sensações que brotam naturalmente do seu eu mais íntimo, enquanto checa os aspectos do seu ser, suas relações pessoais, e a sua relação com o meio ambiente.
O ser humano tem quatro aspectos, intelectual, emocional, espiritual e físico. Nossas mudanças mais efetivas, dependem da interação desses quatro aspectos. Quando você une pensamento, palavra e ação numa só direção, tudo se realiza. Então cheque com atenção cada um dos seus aspectos separadamente.

Comece respondendo: Como anda o seu intelecto?

O aspecto intelectual é a nossa visão do mundo. Nossos valores, regras, julgamentos, análises, o que e como pensamos. Mesmo sendo um aspecto tão “racional” nem sempre temos plena consciência das crenças que armazenamos nele. Observe sua reação a tudo que a princípio é diferente de você, ou do seu estilo de vida. Você é realmente alguém que vive e deixa viver, ou você quer ditar as regras do mundo?

Conversas, cursos, livros, filmes, poesia, teatro, palestras, debates, exposições são alimentos para esse aspecto do seu ser. Você tem alimentado o seu intelecto?

Você tem valorizado suas emoções?

O aspecto emocional é a expressão dos sentimentos e emoções. Quantas vezes, por inconsciência, nos surpreendemos com nossas reações? Como responder satisfatoriamente a uma situação se estivermos inconsciente dos nossos sentimentos?

Todo mundo tem memórias e emoções que ficam escondidas, esse é um mecanismo básico de defesa psicológica. Verdade seja dita, nem eu sou como eu penso que sou, ou você é como pensa que é. Mas as pessoas conscientes das suas emoções não têm grandes discrepâncias entre suas crenças e a realidade. Elas digerem seus sentimentos, aprendem com as emoções e seguem em frente.

Castrar, censurar, oprimir, esconder o que você está sentindo é mentir para você. Evita a dor, mas evita também o amor. Autoconhecimento, cuidados, carinho, atenção amorosa com você, vão fazer brotar de novo a sua verdade.

Tem escutado sua intuição e cuidado do seu aspecto espiritual?

O aspecto espiritual é a sua essência, o seu verdadeiro eu, de onde vem a sua sabedoria interna, a intuição e os insights. É o mais fácil de acessar e o mais difícil. Fácil de ser identificado quando vivenciamos, e difícil explicar o que é esse conhecimento espontâneo e imediato de algo com que entramos em contato, envolvendo basicamente a percepção. Inconsciente da existência desse aspecto é impossível captá-lo.

Meditações, relaxamentos, sonhos, nos ajudam a ouvir essa voz sábia, criativa, amorosa, compassiva que vem de dentro. Procure não pensar, não esperar nada, apenas feche os seus olhos, respire e escute. E também não tenha medo, é apenas luz.

E seu corpo, como você tem tratado o seu corpo?

O aspecto físico é o nosso aspecto concreto, palpável, sólido. Através dele manifestamos pensamentos do intelecto, sentimentos da emoção e a presença do espírito. E nem por isso a consciência corporal está garantida. Como corrigir uma postura se nem ao menos percebemos como estamos posicionados? Quantas vezes no inverno aumentamos a contração muscular e nem assim percebemos que estamos com frio? Como relaxar senão percebermos a tensão? É preciso aprender a escutar o próprio corpo.

Como um livro ilustrado, seu corpo conta muito da história da sua vida através das doenças e dores, dos pequenos e grandes males, dos menores gestos involuntários, do olhar, do movimento dos pés, das rugas e marcas, da expressão carrancuda ou risonha, dos tiques, caretas e posturas.

"É o reconhecimento de que o corpo contém uma dimensão importante da nossa existência. Viver bem com ele, cuidar dele, envelhecer em paz com ele é parte essencial da experiência de estar vivo." Ivan Martins

O corpo precisa de movimentos, músculos e articulações foram projetados para movimentarem-se, o sedentarismo não é uma escolha natural. Sem consciência corporal não sabemos nem o que podemos nem o que devemos fazer. Deixamos de aproveitar o potencial do movimento, o prazer do alongamento, a sensação do relaxamento, o poder da força.

Como você tem cuidado do seu corpo?
Da sua hidratação?
Da sua alimentação?
Do seu sono?
Cheque também sua relação com o meio ambiente, seu corpo faz parte da natureza, como você cuida dela?
Como você se relaciona com a natureza?
Como anda a sua consciência ecológica?
Como é o seu relacionamento com os animais?

E como tem se relacionado com as pessoas? Cheque sua relação com as pessoas, nos aspectos familiar, profissional, social e de lazer. Tem alguma coisa que você precisa mudar na sua relação com as pessoas próximas?
Você sabe dar limites?
Você respeita os limites de cada nível das suas relações?

Podemos nos relacionar de maneira íntima, ou como amigos, ou conhecidos, ou desconhecidos, ou em público. Para você esses limites são claros?
Como você trata as pessoas em cada nível de relacionamento que você tem?

E os aspectos profissional e financeiro, como andam?
O seu trabalho é motivador?
Você trabalha apenas para receber o seu salário ou se envolve naquilo que faz?
E sua relação com o dinheiro?
Você sabe gastar sem se colocar em risco?
Você tem uma reserva para gastos imprevistos?

A cada momento estamos escolhendo qual o caminho a seguir. Com consciência dos nossos sentimentos, pensamentos e ações, podemos escolher agir diferente e criar uma nova experiência. O universo tem uma infinidade de portas para abrirmos. Que portas você precisa abrir agora?

Observe que tomar decisões assertivas é um exercício a ser praticado diariamente, ainda mais quando são escolhas desagradáveis ou difíceis de serem tomadas. Nesse caso, é preciso tranquilidade, esforço e fé. Lembre-se sempre que o que é "bom" nem sempre é "gostoso".” Heloísa Capelas

Observe as partes em você que não estão em harmonia, identifique o desacordo que lhe impede de ser pleno e com o desconforto localizado tome suas decisões.

Que aspecto da sua vida você precisa modificar para viver com mais vontade, saúde, alegria, crescimento e entusiasmo?
Que decisões você precisa tomar para viver de verdade?
O que é preciso mudar em você?


3 comentários:

  1. Oi Erica... meu nome é Bianca Rezende e estou no 3° ano de T.O. na unifesp - baixada santista. Gostei muito do seu blog e gostaria de lhe fazer um convite muito especial. Faço parte, junto com mais 4 meninas do mesmo curso, de uma extensão que fala sobre a t.o. em redes sociais, mais especificamente um blog e uma página do facebook, tentamos trazer assuntos interessantes dentro e fora da área mas que estejam relacionados à terapia ocupacional. No blog, contamos nossas experiencias vividas nas atividades de recursos terapeuticos (ART) aqui na unifesp e temos uma página onde falamos só de grupos em terapia ocupacional. Seria muito legal se você pudesse colaborar conosco nisso e sendo a primeira a postar nessa página. Caso você se interesse em nos ajudar aí vai o endereço do nosso e-mail, do blog e da pagina do facebook:

    E-mail: unifespart@gmail.com
    Blog: http://atividart.wordpress.com/
    Face: https://www.facebook.com/Atividart?ref=tn_tnmn (Atividart)

    As docentes responsáveis por esse projeto são: Flávia Liberman e Viviane Maximino

    Aguardo seu retorno.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca. Para começarmos a conversa, por favor, preste atenção ao meu nome, eu me chamo Érima.
      Se entendi bem, você gostaria que eu participasse da página sobre grupos de T.O., é isso? Se sim, não posso ajuda-las... Meus atendimentos são individuais, os grupos só se formam quando dou algum curso. Não tenho experiência com grupos para compartilhar, sinto muito.
      Por outro lado, se algum dos quase 250 post's que publiquei aqui interessar para sua turma, pode usar, desde que dê o meu crédito.
      Sucesso aí com sua iniciativa, temos vários blog's de T.O.'s na rede e todos são muito bem vindos. Acredito que temos publico suficiente para muitos mais. Mas é preciso paciência e persistência, manter um blog ativo requer disciplina nas postagens, então caprichem e mostrem ao mundo tudo que um T.O. é capaz de fazer.
      Beijos,
      Érima

      Excluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!